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Dicas de Emagrecimento Saudável

31 de janeiro de 2019
Dicas de Emagrecimento Saudável
Pensar em emagrecimento assusta, não é mesmo? Já vem à cabeça diversas restrições alimentares, sacrifícios e exercícios intensos. Mas calma, a Nutricionista Flávia Lima (CRN 48626), fez uma parceria com a FitWork para trazer a você, o esclarecimento sobre as maiores dúvidas que surgem na hora de perder peso, fazer exercícios e tudo o que você precisa saber para manter uma dieta equilibrada e saudável.

Alimentação pré-treino e pós-treino:

Uma das dúvidas mais comuns é o que comer antes e depois do treino. Se você tem como objetivo perder peso ou aumentar a massa muscular, a alimentação pré e pós treino será essencial nesse processo. O ideal no PRÉ TREINO é ingerir alimentos fonte de carboidrato, pois ele vira glicose no organismo e gera energia, potencializando seu treino. Bons exemplos são: batata doce, tapioca, mandioca e frutas, pois possuem fácil digestão. No caso de suplementação, boas opções são: maltodextrina, BCAA, creatina, cafeína e termogênicos, lembrando que cada um deles desenvolve uma função no organismo, e a suplementação correta vai depender do objetivo, perfil físico, e necessidade individual. Nunca é demais dizer que é extremamente importante iniciar a atividade bem hidratado.

Já na alimentação PÓS TREINO é essencial repor as energias gastas durante o exercício, e fornecer nutrientes para recuperação muscular. Neste caso, alimentos fonte de proteína devem ser ingeridos como: carnes, ovos, queijos, iogurtes (light) pois possuem menor teor de gordura na composição. Se o pós treino é realizado em horário próximo às refeições principais (almoço e jantar), eu recomendo uma refeição completa, com arroz integral (de preferência), feijão ou leguminosas, proteínas e hortaliças, de acordo com o gasto energético do indivíduo. Um exemplo de suplemento no pós treino é o Whey Protein, o mais indicado é o hidrolisado pois a sua digestão é mais rápida, já que nesse momento o corpo precisa de mais nutrientes vindos da proteína.

Como se alimentar adequadamente de manhã, antes de ir para a academia?

Quando você treina pela manhã, além de precisar de energia você deve levar em consideração o intervalo do café da manhã até o início da atividade. Se você não tiver muito tempo o ideal é ingerir nutrientes de fácil absorção como: banana, tapioca, iogurte, ovos cozidos ou mexidos que começam a ser metabolizados mais rapidamente, em média 30 minutos. Se você tiver mais tempo (60 a 120 minutos) pode consumir outros alimentos, como pão integral, aveia, cereais integrais. Evite nesse momento alimentos ricos em gordura para não ficar com aquela sensação de desconforto. 

E aí, o que você achou das dicas? Você teria mais alguma dúvida sobre alimentação em conjunto com exercícios físicos? É só nos enviar!